segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PROJETO DE TRÂNSITO ESCOLA SANTA ANA 2010

RELATÓRIO DO PROJETO: "PREVENÇÃO COMEÇA COM AMOR PRÓPRIO"

a) Título: “PREVENÇÃO COMEÇA COM AMOR PRÓPRIO”

b) período de realização: 20/10/2010 a 23/11/2010

c) síntese:
Acreditando que a “Prevenção começa com amor próprio” a professora Rosenaide Aparecida Távora juntamente com a equipe gestora ESCOLA SANTA ANA e parceiros da comunidade local, viabilizaram a aprendizagem de forma interdisciplinar e contextualizada para os comportamentos preventivos e prioritários à segurança e preservação da vida no trânsito aos alunos e usuários das vias.

d) justificativa:
A professora Rosenaide Aparecida Távora, preocupada com os alunos da referida escola, uma vez que com a chegada do “asfalto da BR 429” os fluxos de veículos na cidade aumentaram e conhecedora de que “alguns alunos” não tinham noção de trafegarem nas vias. E considerando o índice alarmante de acidentes município, sabedora ainda que muito tem sido feito para diminuir as perdas de vidas humanas no trânsito, mas poucos resultados têm sido efetivamente obtidos, pois diariamente nos deparamos com crianças andando a pé e de bicicletas no meio das ruas sem noção de regras de circulação.
Nesse contexto, a docente desenvolveu ações didáticas com a finalidade de conscientizar adultos, jovens e crianças para que adotem comportamentos corretos, como forma de garantir, tanto no presente quando no futuro, um trânsito mais seguro e mais humano.

e) objetivos do projeto:
Despertar uma consciência de segurança e responsabilidade para o trânsito fundamentada na valorização da vida e disseminar informações sobre segurança de trânsito e cidadania.

f) contextualização
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (C.T.B./Lei 9503/93, Artigo 76):
A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. Parágrafo único. Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá:
I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito;
II - a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores;
III - a criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito;
IV - a elaboração de planos de redução de acidentes de trânsito junto aos núcleos interdisciplinares universitários de trânsito, com vistas à integração universidades-sociedade na área de trânsito.
Parecer n. 22/2004 do Conselho Nacional de Educação:
(...) fica absolutamente definido que não convém a inclusão compulsória de disciplinas, a partir de decisão normativa federal, nos currículos das escolas de Educação Básica. Dessa forma não há por que se falar de inclusão de disciplina Educação para o Trânsito. (...)
As instituições de ensino brasileiras devem considerar, na definição de seus projetos pedagógicos, a busca de comportamentos adequados no trânsito. O caminho certamente não é a inclusão de uma disciplina específica para este fim. A fim de facilitar a propagação da ideia sugere-se ao Denatran que envide esforços no sentido de produzir material de apoio para que as escolas possam utilizá-lo nos seus projetos de educação para o trânsito.
A lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), determinam que a Educação para o Trânsito seja trabalhada nas instituições de Educação Básica de forma integrada às disciplinas Curriculares

g) descrição clara e detalhada da atividade e/ou projeto
O trabalho começou em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental e Médio, de forma interdisciplinar e contextualizada. No segundo momento, palestras de noções de trânsitos foram ministradas pelos instrutores teóricos dos Centros de Formação de Condutores/ Autoescolas do município. A partir deste passo foram selecionados alunos que melhores desempenharam no decorrer das palestras para serem capacitados em Agentes Multiplicadores de Trânsito. Durante a capacitação 60 alunos tiveram oportunidades de estudarem disciplinas como: Legislação e Sinalização de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Cidadania, Mecânica. Após as orientações os Agentes multiplicadores foram às escolas da rede estadual deste município transmitirem os conhecimentos adquiridos no curso, palestrando normas de circulação (de como os pedestre e os ciclistas devem trafegarem nas vias).
A equipe gestora resolveu honrar os alunos “Agentes Multiplicadores de Trânsito” com uma formatura na escola em que autoridades, familiares e comunidade prestigiaram os alunos em sua formação.
Para finalizar as ações do projeto foram realizadas oficinas de Simulação de Acidente no Trânsito na Av. Rondon – próximo a rotatória, onde os Policiais Militares descreveram o ocorrido nas oficinas, bem como, as infrações e as possíveis punições para cada infrator. Os agentes do Corpo de Bombeiros e as Enfermeiras da Fundação Ricardo Franco, deram atendimento de Primeiros Socorros as vítimas prostradas do chão. Durante as simulações o locutor Osmindo da rádio local (98,3 FM) divulgou as enquetes.
Foram postados os vídeos no you tube
http://www.youtube.com/watch?v=ustZR-c49mo
http://www.youtube.com/watch?v=1-7HVrxSHIU




























Nenhum comentário:

Postar um comentário