RELATO
DE EXPERIÊNCIA
Profª Rosenaide
Aparecida Távora[i]
Objetivos: Promover uma educação política, no âmbito escolar, capaz de
transformar as atitudes do educando, no que diz respeito ao exercício efetivo
da cidadania.
Objetivos Específicos:
- Sensibilizar
a comunidade escolar no tocante as questões políticas, baseado no projeto
político pedagógico;
-
Conhecer a Constituição Brasileira e o papel dos três poderes: legislativo,
executivo e judiciário e compreender qualquer processo eleitoral como processo
básico do exercício da cidadania;
Observar
contextos sociais, políticos e econômicos do país.
Ministrar
as temática de ética, cidadania, política e democracia nas aulas de Língua
Portuguesa e Sociologia.
Justificativa:
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santa Ana, situada
à Rua Eça de Queiroz, 4681 – Centro, Alvorada do Oeste. Tendo o Decreto de
criação nº 3459 de 13/10/1987, o Decreto de Denominação nº 9155 de 21/07/2000 e
o Ato de Autorização Portaria nº. 1006/GAB/SEDUC de 20/07/2009.
Nossa missão é assegurar um ensino de qualidade, garantindo
direitos e deveres, formando cidadãos conscientes críticos e participativos,
capazes de agir na transformação da sociedade.
A filosofia da Escola Santa
Ana está centrada na valorização da ética, na formação de atitudes, princípios
de liberdade e solidariedade humanas, respeitando o pluralismo de ideias e
diversidade étnica.
Seremos reconhecidos pela excelência de desempenho, pelo trabalho
em parceria transparência e criatividade da nossa equipe.
O inicio das atividades escolares
iniciaram em 1979 e atualmente tem aproximadamente 1.200,00 estudantes e oferece o ensino
fundamental e médio. Várias ações foram
marcaram significativamente as atividades da instituição o ano de 2011. A reforma escolar e a
nova pintura proporcionada pelo governo deixaram a Escola com aparência
excelente. A construção do Refeitório Escolar também trouxe mais conforto aos
alunos. Os recursos financeiros
recebidos: PROAFI, PNAE, PDDE, PAF e PDDE, contribuirão para o bom funcionamento
das atividades escolares.
Duas professoras do Programa Missão Pedagógica no Parlamento
em Brasília. A estudante Thaynara
Alvarenga elaborou o Projeto de Lei: Teste Vocacional e foi classificada e participou do Parlamento
Jovem em Brasília representando todos os estudantes do estado de Rondônia. Na Olimpíada de Químicas pelos professores
Renato e Nilza com medalhas de bronze na fase Estadual. Excursão no Museu Regional de Arqueologia de
Rondônia em Presidente Médici com mais de 07 turmas do 1º
anos do ensino médio, Trabalho de visitação
pesquisa na Gruta pelos
professores de Geografia e História e
Biologia de RO e alunos do 3º ano. Os educadores participam ativamente de
formação continuada (filosofia, pró- letramento, pra ler, etc.)
No decorrer do ano os educadores executaram:
Projeto Semana da Cidadania cujo objetivo era proporcionar aos alunos que moram na zona
rural, oportunidade de tirar os documentos necessários para exercer a
cidadania. Projeto Sete de Setembro o
tema foi: A importância da família na escola. Projeto com Vida, visando a
melhorar o meio ambiente com ações locais; Projeto: Cores da Diversidade,
trabalhando conforme a lei nº 10.639, de 9. 1. 2003, com visita “in loco” à comunidade Santa fé, espaços
quilombolas; e visita ao forte Príncipe
da Beira em Costa
Marques foram levados alunos multiplicadores dos 2º ano e estudantes
de Alta Habilidades do ensino
fundamental. Projeto Interclasse, teve o objetivo promover o desporto escolar e tantos
outros projetos, que efetivamente contribuíram para a qualidade da educação de
nossa comunidade. Outras metas alcançadas que estavam contidos no PPE, conselho
escolar e eleição para diretores.
Visando o
direito igual a todos, o implementação
do Projeto: Altas Habilidades e Superdotação teve como prioridade atender
alunos talentosos e superdotados. O atendimento tem como missão aumentar
progressivamente o nível e a qualidade das experiências de aprendizagem para
todo e qualquer aluno capaz de manifestar elevados níveis de desenvolvimento em
todas e qualquer área do currículo. Sendo assim o ateliê multifuncional
utilizará dinâmicas de aulas e projetos elaborados segundo os interesses de
cada aluno, levando em consideração os estilos de aprendizagem e interação com as atividades propostas que
podem ou não surgir a partir do ato de pesquisa.
As
prioridades da Instituição são: Diminuir
o alto índice de reprovação de 2º ao 9º ano; Ampliar o acervo bibliográfico da
escola; Realizar formação continuada, aos docentes, nas disciplinas críticas;
Elevar o desempenho escolar dos alunos na disciplina de Linguagem e códigos e
suas tecnologias; Concluir a flexibilização curricular dos alunos com N.E.E;
Realizar cursos de capacitação profissional para os alunos do Ensino Médio;
Promover maior participação dos pais na escola, envolvendo-os em projetos e
palestras; Envolver a APP, Conselho Escolar e colegiado da escola nos projetos
educacionais; Capacitar funcionários em relações humanas e cursos (inspetor de
pátio, vigias, zeladoras, merendeiras, ASG). Pessoais Técnicos
Educacionais; Elevar o desempenho escolar dos alunos na disciplina de
matemática e suas tecnologias; Reduzir o índice de abandono e evasão escolar no
Ensino Médio, entre outros.
E em
virtude termos estudantes na sua maioria não demonstram nenhum interesse em
participar ativamente da vida política de suas comunidades, a ponto de sequer
desejarem estudar e debater os espaços políticos, os processos eleitorais e não
conhecerem o trabalho dos legisladores da esfera municipal e estadual. Desta
forma o projeto busca a sensibilização dos estudantes na compreensão e
participação dos processos políticos democráticos da sua comunidade, cidade,
estado e país, motivando-os para o exercício da cidadania através do incentivo
de inscrição no cadastro de eleitor,
como também a sua efetiva participação em qualquer pleito eleitoral na sua vida de cidadão
político e participarem do Programa Parlamento Jovem.
Dessa forma, tomando o letramento político
como “o processo de apropriação de práticas, conhecimentos e valores para a
manutenção e aprimoramento da democracia” (Cosson, 2010, p. 30).
Neste intuito o Projeto Pedagógico Escolar está voltado para a formação
do cidadão consciente. No qual os jovens
fazem parte dessa coletividade e usufrui
de uma herança que, bem ou mal, tornou possível sua caminhada até aqui. Cabe a
escola mediar, aperfeiçoar as futuras gerações a analisar a conjuntura política
de nosso país, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e igualitária.
Metas:
2011 – Curto Prazo: Trabalhar com estudantes do 2º e 3º ano do
Ensino Médio as temáticas: cidadania, democracia, política e ética. Entrevistar os legisladores do município;
Assistir Sessões na Câmara Municipal. Elaborar dissertações acerca de problemas
existentes na cidade. Publicar as
dissertações nos sites e redes sociais.
Utilizar computadores, internet, máquina
digital, material impresso e data show.
2012 – Médio Prazo: Trabalhar com
estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio as temáticas: cidadania,
democracia, política e ética.
Assistir Sessões na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa de
Rondônia. Adquirir o Título Eleitoral. Usar a tribuna das Casas de Leis para
falar dos anseios da comunidade. Elaborar Projeto de Lei para participarem do
Programa Parlamento Jovem. Utilizar as mídias para divulgar as etapas do
projeto.
Longo prazo: Os
estudantes filiarem aos partidos políticos e concorrerem pleito
eleitoral e serem os futuros governantes do município. Criar no município o Parlamento Mirim. Fomentar no município e estado
os programas do governo federal de democracia, ética, política e cidadania.
Metodologia
2011 - A educadora trabalhou as temáticas: cidadania, democracia, política e ética. Os
estudantes do Ensino Médio Noturno assistiram diversas vezes sessões, entrevistaram os vereadores e elaboraram as
dissertações. Mas como os estudantes retratavam os problemas existentes na cidade (Sinalização das vias , escritura pública,
plano diretor). A equipe pedagógica e
administrativa da escola para não se expor a administração municipal proibiram alunos
e professor fazer publicações.
2012 –Nas disciplinas de Língua
Portuguesa e Sociologia e em parceria
com vários educadores o projeto atingiu aproximadamente 960 estudantes do
Ensino Médio. Sensibilizaram a comunidade escolar para o processo de educação
para cidadania, através de uma palestra dialogada, envolvendo os educadores das
áreas de ciências humanas, códigos e linguagens, exatas e da natureza e por
meio de oficinas para trabalharam a Constituição Brasileira, os processos
legislativos e eleitorais, como também a formação dos poderes legislativo,
executivo e judiciário.
Mobilizaram pais, responsáveis, parceiros, comerciantes e até
representantes dos Poderes Legislativo na esfera municipal,Estadual e Federal.
Nas visitas na Câmara Municipal a
estudante Gabriela Reginato[ii]
apresentou na Tribuna as fases do
projeto: Letramento Político[iii].
Sendo
que a aluna Geciane Batista[iv] retratou
na tribuna as mazelas que vinham
ocorrendo no município.
Os estudantes ao irem à Capital assistir a Sessão na Assembleia
Legislativa de Rondônia foram
recepcionados e almoçaram com Dep. Estadual Edson Martins.[v]
Os legisladores da
Assembleia Legislativa de Rondônia pararam a sessão e cederam a Tribuna para o
estudante Willian Ortolone. No qual cobrou
“mais transparência dos
legisladores e que criem políticas publicas de educação inclusiva”.[vi]
Os
deputados agradeceram os professores por
trabalharem o conceito de cidadania na prática e elogiaram o discurso do
aluno pela sua sensibilidade política,
oratória clara e direta e principalmente pelas reivindicações sociais A
visita dos estudantes na Assembleia Legislativa de Rondônia repercutiu em
vários sites [vii]e
principalmente no sites do Governo do Estado de Rondônia[viii].
Durante a permanência dos alunos na
capital tiveram encontro com a
Coordenadora do Programa Parlamento Jovem da Secretaria de Estado de Educação e
palestra sobre Drogas com o Sargento Nascimento da Polícia Comunitária de Porto
Velho. Os estudantes visitaram o Museu onde depararam com acervo Histórico do
Estado de Rondônia. Tiveram palestra com: Anísio Gorayeb, Doca Brandão e
Sáimon River sobre a História de
Rondônia e a Estrada de Ferro Madeira
Mamoré. Conheceram vários pontos turísticos e Visitaram a Usina Hidrelétrica de
Samuel e viram parcialmente as turbinas da Usina de Santo Antonio. Fizeram
ainda intercâmbio com os estudantes do 2º ano da E.E.E.F.M. Marcos de Barros
Freire de Porto Velho. Obtiveram conhecimentos na prática e observaram a
conjuntura política do Estado de Rondônia.
A autora
do projeto mobilizou os estudantes do 2º
e 3º ano do Ensino Médio a elaborarem
Projeto de Lei e participarem do Programa Parlamento Jovem. No qual os gestores
montaram uma equipe para avaliar a
relevância dos projetos e analisar o discursos e a representatividade dos mesmos. Selecionaram os projetos e encaminharam a Vânia Sales - Coordenadora do Parlamento Jovem do estado os projetos.[ix] No qual o Projeto: Teste Vocacional da estudante
Thaynara Alvarenga foi classificado para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro.[x]
Durante
uma semana a estudante conheceu a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara
dos Deputados e teve uma agenda enorme [xi]
e foram recepcionados por assessores do Dep. Padre Ton. [xii]
Na
execução das ações foram utilizados: computadores,
filmes, internet, máquina digital,
material impresso, sulfit, papel almaço, cola, lápis, régua, revistas, jornais[xiii],
e data show.
Foram incluído nas ações do projeto todos os estudantes do ensino
médio e os estudantes com indicadores de
Altas Habilidades e superdotação, onde ficaram mais participativos nas
aulas, buscaram contextualizar a teoria com a atualidade. Os maiores de 16 anos obtiveram o título eleitoral,
tem pretensões de serem legisladores do Brasil, estão ansiosos e apreensivos em
filiar-se a um partido político.
A educadora Rosenaide Aparecida Távora está
articulando com o gestores e vereadores
eleitos para dar continuidade no projeto e criar no município o
Parlamento Mirim e fomentar no município e no estado os programas do Governo
Federal de cidadania, ética, política e democracia.
Avaliação
O projeto fomentou um trabalho interdisciplinar e transversal e
fez com que os estudantes se tornassem cidadãos mais crítico, reflexivo e atuante,
além de melhoria do IDEB, visto que estimulou-os na leitura, propiciou a prática da escrita de
diversos gêneros textuais, ampliando a visão de mundo dos estudantes. Tiveram oportunidade de
analisar sua realidade e
também reconhecer sua capacidade de intervenção e mudança.
Os professores em conjunto com a coordenação
pedagógica avaliaram as três primeiras ações: palestra dialogada, oficinas e
visitação à Câmara Municipal, estadual e federal. Observaram que os estudantes se empoderaram do conhecimento como
instrumento de formação e transformação da educação para cidadania.
O segundo momento da avaliação
ocorrerá no final do ano com estudantes, pais, agentes da comunidade, equipe
pedagógica e parceiros do (Ministério Público, Poder Judiciário e
Câmara municipal e estadual).
A avaliação foi e será de forma
contínua e processual envolvendo todos os autores e atores sociais inseridos no
projeto.
Referências:
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação para a Democracia.
CARVALHO, Luis Carlos Ludovikus Moreira.
Ética e Cidadania. Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
CHARON, Joel M. Sociologia. Tradução: Laura Teixeira Motta. 5ª
ed.. São Paulo: Saraiva, 1999.
COLEÇÃO OLHO VIVO. Controle Social. CGU
COSSON, Rildo. Letramento Político: Trilhas abertas em um campo
minado. E-Legis, n.07, p.49-58, 2º semestre,2011.
FORACCHI, Marialice M. & MARTINS, José de Souza. Sociologia e
sociedade (leituras de introdução à sociologia). 21°ed. Rio de Janeiro:LTC,
1999. de
Professor da Escola do Legislativo.
MEC. Ética e cidadania: Construindo valores na escola e na
sociedade/Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica,
2007.
OLIVEIRA, Thiago Luiz Santos. Educação e
Cidadania: Novas perspectivas docente para a prática educativa.
[i] Educadora da rede Municipal e Estadual. Graduada em Letras e pós- graduada
em Linguística e suas literaturas. Ministra aulas de Sociologia, Língua
Portuguesa/Ensino Médio. Mediadora da Sala de Recurso/Altas Habilidades e
Superdotação.
[iv] You Tube/DISCURSO: GECIANE BATISTA http://www.youtube.com/watch?v=yC8sFF4qlTY - http://eeefmsantaana.blogspot.com.br/2012/10/camara-municipal-de-alvorada-do-oeste_8.html
[v] Site ALE http://www.ale.ro.gov.br/edsonmartins/Mostrar.aspx?idConteudo=5317&titulo=Projeto%20Parlamento%20Jovem%20leva%20adolescente%20a%20discursar%20em%20sess%C3%A3o%20plen%C3%A1ria
[vi] You Tube/DISCURSO: WILLIAN ORTOLONE http://www.youtube.com/watch?v=7zTWdqarOWI - http://eeefmsantaana.blogspot.com.br/2012/10/assembleia-legislativa-do-estado-de.html
[xi]
Programação do Parlamento Jovem Brasileiro. http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2012/confira-a-programacao-oficial-do-pjb-2012
[xi]
JORNAL CAMARA - http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2012/jornal-da-camara-especial-parlamento-jovem-brasileiro-2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário