domingo, 20 de novembro de 2011

HISTÓRIA DE ALVORADA DO OESTE - RO - PROJETO: "TODA MEMÓRIA TEM UMA HISTÓRIA"

PROJETO: “ Toda memória tem uma história”
Profª Rosenaide Aparecida Távora
OBJETIVOS:
- FAZER COM QUE OS ALUNOS APRENDAM A LER E A PRODUZIR TEXTOS, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA OS GÊNEROS NARRATIVOS E DESCRITIVOS, AMPLIANDO ASSIM SEUS CONHECIMENTOS DE LINGUAGEM E SUAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL;
- CONHECER À CULTURA E À HISTÓRIA DO LUGAR ONDE VIVEMOS.
- APROXIMAR OS JOVENS ESTUDANTES DAS PESSOAS MAIS VELHAS DO LUGAR ONDE VIVEM E RELACIONAREM O TEMPO E O AMBIENTE COM AS GERAÇÕES ANTERIORES;
- ENTREVISTAR PESSOAS MAIS VELHAS DA COMUNIDADE QUE TENHAM HISTÓRIAS INTERESSANTES PARA CONTAR;
- VALORIZAR A EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS MAIS VELHAS.
- PUBLICAR APOSTILAS/ LIVROS DAS MEMÓRIAS DA CIDADE DE ALVORADA DO OESTE
- FAZER CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO DO LIVRO E ENVIAR A ALGUMAS HISTÓRIAS PARA O JORNAL DA CIDADE.

JUSTIFICATIVA: TENDO EM VISTA O PROJETO OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SEREM TRABALHOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E APROVEITANDO O PLANO DE CURSO DO SEGUNDO BIMESTRE DO ENSINO MÉDIO, A PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, ESPANDE O PROJETO PARA SEREM TRABALHOS NAS TURMAS DO ENSINO MÉDIO. SALIENTA QUE PARA CASA SÉRIE ERÁ ABORDAR A MESMA TEMÁTICA, MAS COM ÂNGULOS DIFERENTES. PARA O ENSINO FUNDAMENTAL IRÁ SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO CONCURSO, SENDO QUE PARA O ENSINO MÉDIO TERÁ UMA ABORDAGEM DISSERTATIVA.

CONTEÚDOS: TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS; TEXTOS NARRATIVOS E DESCRITIVOS; RESENHAS; ENTREVISTAS/PONTUAÇÃO/VERBOS: PRETÉRITO IMPERFEITO E PERFEITO

DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA; ARTES; HISTÓRIA E GEOGRAFIA;
PROFESSORA: ROSENAIDE APARECIDA TÁVORA

METODOLOGIA:
1º - ENTREVISTAR ANTIGOS MORADORES DE ALVORADA DO OESTE PARA CONHECER OS LUGARES, MODOS DE VIDA, COSTUMES, ETC.
2º - COLETAR MATERIAL IMAGENS(FOTOS) E OBJETIVOS QUE PODEM TRAZER LEMBRANÇAS DE UM PASSADO.
3º - MONTAR COM OS ALUNOS NA ESCOLA UMA EXPOSIÇÃO COM AS FOTOS E OBJETOS ANTIGOS (organizados com placas para identificação com o nome de seus donos) (ver com a direção o local)

TEMPO: INÍCIO: 22/04/10 À 30/06/10
CRONOGRAMA
Nº Ações Início Término
01 Apresentação do projeto aos alunos 22/04/10 30/04/10
02 Coletar entrevistas 30/04/10 08/05/10
03 Seleção das memórias em sala de aula/ENTREVISTA/MEMÓRIAS LITERÁRIAS 08/05/10 21/05/10
04 Exposição dos materiais coletados e entrevistados; CERIMONIAL 11/06/10

1ª ETAPA / CONVERSA COM OS IDOSOS
E.E.E.F.M. SANTA ANA
PROFESSORA: ROSENAIDE APARECIDA TÁVORA
ALUNOS: 8º ANO A E B (ENSINO FUNDAMENTAL) E 1º ANOS: C; D; E e F; (ENSINO MÉDIO)
PROJETO: TODA MEMÓRIA TEM UMA HISTÓRIA
OBJETIVOS:
- FAZER COM QUE OS ALUNOS APRENDAM A LER E A PRODUZIR TEXTOS, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA OS GÊNEROS NARRATIVOS E DESCRITIVOS, AMPLIANDO ASSIM SEUS CONHECIMENTOS DE LINGUAGEM E SUAS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL;
- CONHECER À CULTURA E À HISTÓRIA DO LUGAR ONDE VIVEMOS.
- APROXIMAR OS JOVENS ESTUDANTES DAS PESSOAS MAIS VELHAS DO LUGAR ONDE VIVEM E RELACIONAREM O TEMPO E O AMBIENTE COM AS GERAÇÕES ANTERIORES;
- ENTREVISTAR PESSOAS MAIS VELHAS DA COMUNIDADE QUETENHAM HISTÓRIAS INTERESSANTES PARA CONTAR;
- VALORIZAR A EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS MAIS VELHAS.
- PUBLICAR APOSTILAS/ LIVROS DAS MEMÓRIAS DA CIDADE COLETADAS COM CERIMÔNIA DO LANÇAMENTO E ENVIAR A ALGUMAS HISTÓRIAS PARA O JORNAL DA CIDADE.
NOME DO(A) ENTREVISTADO(A) :
IDADE: ENDEREÇO:
FATOS LEMBRADOS:

TEMAS MENCIONADOS

O QUE MAIS CHAMOU A ATENÇÃO

EU__________________________________________ AUTORIZO OS AUTORES DO PROJETO: “TODA MEMÓRIA TEM UMA HISTÓRIA” a publicar minhas memórias.


Alvorada do Oeste-RO,____________DE __________________2010


Assinatura do(a) entrevistado(a)

1ª ETAPA:
CONVERSA COM OS IDOSOS
Grupo de 04 pessoas (aluno) irá conversar com pessoas mais velhas.
Podem ser pessoas da própria escola ou de casa – um vizinho, um parente....
Os alunos podem iniciar o contato perguntando a essa pessoas se teriam possibilidade para conversar, emprestar objetos e fotos antigas, contar lembranças que têm do lugar.
1- O(a) senhor(a) se lembra de alguma passagem marcante de sua via nesta cidade? Que fato é esse? Por que foi marcante?
2- O(a) senhor(a) tem algum objeto antigo ou foto que lembre essa passagem de sua vida

TEMAS QUE PODEM DESPERTAR LEMBRANÇAS NOS ENTREVISTADOS
MODO DE VIVER DO PASSADO
TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS DA COMUNIDADE
ORIGEM DA COMUNIDADE
ANTIGOS LUGARES DE TRABALHO
PROFISSÕES QUE DESAPARECERAM
EVENTOS MARCANTES

2ª ETAPA: VESTÍGIOS DO PASSADO
Para ampliar o repertório em relação a costumes, hábitos, paisagens, formas de agir, de vestir, características de outros momentos a história do lugar onde vivem.
3- Localizar e pegar emprestado as fotografias de espaço público como prefeitura, igrejas e até mesmo em estabelecimentos comerciais;
4- Coletar objetos antigos: cartas, utensílios domésticos, roupas, maquinas antigas, discos, ou algum objeto mencionado pelo entrevistado.
“ Fotos e objetos serão elementos importante para promover a aproximação do passado. Mas não se esqueçam que a fonte mais rica são as pessoas entrevistadas”.

PRODUÇÃO DE TEXTO DOS ALUNOS (ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL)

3ª ETAPA: A EXPOSIÇÃO: (ENSINO MÉDIO)
Montar com os alunos, na escola, uma exposição com as fotos e os objetos antigos que eles conseguiram reunir enquanto realizavam a pesquisa.
DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS ENTRE OS ALUNOS:
1 -GRUPOS PARA ORGANIZAR OS OBJETOS E FOTOS;
2 -FAZER CONVITES E CARTAZES DE DIVULGAÇÃO; (CONVIDAR COLEGAS DE OUTRAS TURMAS; PROFESSORES E SEUS FAMILIARES PARA VISITAR A EXPOSIÇÃO)
3 - RELATÓRIO DAS VISITAS;
4 - FILMAGENS E FOTOGRAFIAS
5 - CRIAR FILMES DOS MATERIAIS COLETADOS / RECONTAR A HISTÓRIA COLETADAS;

Nenhum comentário:

Postar um comentário