domingo, 20 de novembro de 2011

HISTÓRIA DE ALVORADA DO OESTE - RO

FORMAÇÃO DO POVOADO DE ALVORADA

João Távora Filho procedente da Cidade Gaúcha, Estado do Paraná, chegou à região em 1976, nesse período ele havia feito uma marcação de um lote de terra rural e denominado sítio Alvorada.

Em 1979, a região pertencia à área rural do Distrito de Presidente Médici, município de Ji-Paraná. Quando um grupo de moradores entre eles Furtuoso Alves Figueiredo, Nelson Francisco dos Santos, Satílio Dias França, Altamiro Amaral, Moisés Amaral Silva, Cícero Pedro da Silva e João Távora Filho líder e idealizador do projeto de formação do povoado de Alvorada D’Oeste, reuniram-se com o objetivo de planejarem a formação de um povoado.

A primeira iniciativa deste grupo ocorreu no dia 20 de abril de 1979, nesse dia decidiram pela construção de uma escola, para atender 20 crianças. A escola foi construída na propriedade de Antônio dos Santos, quilômetro 47,5 da então linha topográfica aberta pela empresa de topográfica Basevi (hoje BR 429) distante a 4,5 km do centro de Alvorada D’Oeste. Trabalharam na construção os voluntários: Wilson Larson Neto, Furtuoso Alves Figueiredo, João Távora Filho e sua esposa Zenaide de Souza Távora. Eles trabalharam na construção da escola nos dias 20, 21, 23 e 28 de abril. A professora Zenaide iniciou as aulas no dia 2 de maio do mesmo ano.

No início do mês de julho de 1979, João Távora Filho vai à subprefeitura e convida o administrador do Distrito de Presidente Médici Antonio Geraldo da Silva (Toninho) a conhecer o local, onde eles pretendiam fundar um povoado. Antônio Geraldo admirou-se da corajosa iniciativa de João Távora e de seus amigos em fundar um povoado no meio da floresta. Toninho aceitou o convide e, na manhã do dia 11 de julho do mesmo ano embarca juntamente com João Távora e o grupo no barco do senhor Wilson e sobre os rios Machado e Muqui e improvisaram com folhas de palmeiras sob o chão e dormiram no meio da floresta. Ao amanhecer alguém disse: já é Alvorada, vamos partir. Eles chegaram ao sítio do senhor João Távora por volta do meio dia do dia 12.

Dia 13 de julho de 1979, houve a reunião para a aprovação do local onde iria iniciar a formação do povoado. Participaram da reunião o Administrador do Distrito de Presidente Médici Antônio Geraldo da Silva “Toninho”. Satílio Dias de França, Satílio José dos Reis, Furtuoso Alves Figueiredo, Altamiro Amaral, Cícero Pedro da Silva, Pedro Pereira dos Santos, Expedito Mariano Gaia, Sebatião Dutra, Dalmo Rodrigues de Oliveira, Sebastião Antônio dos Santos, Jacir José de Oliveira, Joaquim José dos Reis e João Távora Filho.

Definido o local para o início da formação do povoado o administrador do distrito de Presidente Médici Antônio Geraldo promete levar aos conhecimentos das autoridades superiores.

Nesse período a região pertencia ao distrito de Presidente Médici, Município de Ji-Paraná. No mesmo mês Antonio Geraldo foi à sede do Município e comunica ao prefeito “Assis Canuto” a existência da formação de um povoado no Vale do Rio Muqui.

No dia 5 de Agosto, os desbravadores reuniram-se e escolheram o Senhor Arinaldo Alexandre dos Santos para coordenar os serviços de desmatamento da área escolhida, Sebastião Alves Neves como cozinheiro.

No dia 10 de agosto deu início a roçada da área onde iriam formar as primeiras quadras. Nesse dia trabalharam sobre a coordenação de Arinaldo 38 homens, no dia 18 de agosto 22 homens e no dia 28 de agosto o Senhor Satílio José dos Reis que era o encarregado da topografia, também, trabalhou na roçada com 10 homens. No final da tarde combinaram que o senhor Epaminondas do Amaral, trabalharia cinco dias com uma moto serra na derrubada das árvores.

OLIVEIRA, Ovídio Amélio de. Evolução Histórica e Geografia de Alvorada do Oeste, 1ª ed. Dinâmica, Porto Velho, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário